Quando começa o cuidado com a saúde bucal infantil?

Ao longo do desenvolvimento, as crianças são orientadas para realizar as atividades do dia a dia. Pais, familiares e a escola se esforçam para ensiná-las autonomia e independência, até que sejam capazes de executar tarefas rotineiras ou complexas sozinhas. Escovar os dentes é uma delas!

É importante que a Higiene Bucal comece bem cedo, antes dos dentes de leite nascerem. Muitos acham que não há necessidade de mantê-los saudáveis, já que são passageiros e darão espaço aos permanentes. Porém, esse pensamento não é correto. Para garantir a saúde dos dentes de leite e dos permanentes, a criança deve visitar constantemente um Odontopediatra e contar com a supervisão, acompanhamento, calma e paciência dos pais.

Quer saber como cuidar dos dentinhos dos pequenos? Veja as informações que preparamos para você.

Quando Começa o Cuidado com a Saúde Bucal?

Recém-nascidos já devem receber cuidados bucais. Parece exagero? Mas, não é. Trata-se de uma limpeza bem simples para remover resíduos de leite da gengiva, língua e mucosas da boca. O procedimento deve ser realizado regularmente, mas não todos os dias. Faça o seguinte: com as mãos bem limpas, cubra o dedo indicador com uma gaze embebida em água filtrada, abra a boquinha do bebê e com movimentos suaves retire os excessos de leite. Quando o bebê for maior, será possível utilizar uma escova de dedo.

Primeira Visita ao Dentista

É aconselhável que a primeira visita aconteça antes dos 2 anos de idade. O ideal é que seja entre os 6 e 12 meses de vida. Nessa primeira consulta, os pais são orientados pelo Odontopediatra sobre prevenção e cuidados com a Saúde Bucal da Criança.

Dentes de Leite

Os dentes de leite costumam nascer entre 4 e 6 meses, e podem cair a partir dos 5 anos. Entretanto, o organismo de cada criança se desenvolve de forma diferente, podendo não obedecer aos períodos previstos. De qualquer maneira, importa que os cuidados bucais aconteçam antes e depois do nascimento dos dentes de leite.

Quando a criança inicia sozinha a Escovação dos Dentes?

A partir dos 5 anos as crianças podem começar a escovar os dentes sozinhas. Claro que a supervisão de um adulto é indispensável até que consigam realizar corretamente a escovação. Porém, se os cuidados foram iniciados na fase em que era bebê, a criança não terá dificuldades para seguir sozinha e estará adaptada à rotina.

Saúde Bucal

Agora que você já sabe como garantir os primeiros cuidados orais às crianças, esclareça algumas dúvidas sobre Saúde Bucal.

Cárie é doença?

A Cárie é considerada uma doença transmissível. Os germes poderão ser transmitidos via contato, por exemplo, colocar a mão na boca de uma pessoa com Cárie e depois na própria.

Assoprar alimentos causa Cárie?

Sim, pois gotículas de saliva caem no alimento e as bactérias passam de uma boca para outra por meio do consumo da comida contaminada.

Força na escovação é necessária?

Escovar os dentes com força não é sinônimo de limpeza. A força sobre os dentes pode causar problemas na gengiva como, machucados, inflamação, exposição da raiz e até danificar o esmalte.

Mamadeira causa cárie?

A mamadeira não causa Cárie, o que causa é o hábito de tomá-la e não escovar os dentes em seguida, já que açúcar e leite produzem ácidos.

Para promover a Saúde Bucal das Crianças é imprescindível que as visitas ao Odontopediatra sejam frequentes. Quanto mais cedo forem realizadas, menores as chances de surgir problemas futuramente.

O Odontopediatra orienta os pais, mas a rotina deve ser praticada em casa, todos os dias, se possível, sempre após as refeições.

O adulto é responsável por oferecer escova infantil apropriada à idade, creme dental infantil (contém menos flúor) e usar fio dental para limpar entre os dentes.

Ainda na infância o Odontopediatra consegue prever se os dentes permanentes têm espaço necessário para nascer, se podem entortar, se há problemas na mordida ou mastigação etc. Quanto mais cedo a detecção for realizada, menos dolorosos serão os tratamentos. Por isso, não há Saúde Bucal em Crianças sem a supervisão dos pais ou responsáveis.

Lembre-se: Sua colaboração é muito importante para nós da Odonto Lima! Participe do nosso blog tirando suas dúvidas ou nos enviando sugestões.