top of page

Quem tem Implante dental pode usar aparelho?


Pacientes com implante dentário não podem usar aparelho?

A implantodontia é a área da Odontologia que atua no preenchimento do espaço vazio deixado por um dente em caso de perda dentária. Para isso, são utilizadas próteses suportadas por implantes dentários, estruturas artificiais posicionadas cirurgicamente no osso, em substituição às raízes dentárias, que imitam os dentes naturais.

Os implantes são estruturas muito estáveis, que não saem da boca ou mudam de posição durante a fala e alimentação. Assim, proporcionam ao paciente uma utilização da arcada dentária muito próxima da natural, como se o dente nunca tivesse sido perdido. Em razão dessa característica fixa, muitos pacientes acreditam que não é possível utilizar aparelho ortodôntico após a instalação de um implante dentário.

O que acontece, na verdade, é que o aparelho ortodôntico é capaz apenas de movimentar os dentes, mas os implantes não. Nesses casos, a movimentação ortodôntica fica um pouco limitada pela posição do implante.

Caso o dente implantado esteja na posição correta, não há nada a temer; basta que o restante dos dentes seja alinhado ao implante.

Por outro lado, se o implante dentário estiver fora do lugar, a estética final pode ficar comprometida quando a posição dos dentes estiver corrigida. O ortodontista pode modificar a coroa do implante para que ela compense o posicionamento errado da estrutura e fique mais harmonizada com a arcada, mas isso funciona apenas em alterações leves de posicionamento.

Portanto, antes da instalação do dispositivo, vale a pena passar pela avaliação do ortodontista, a fim de identificar possíveis alterações no posicionamento dentário. Assim, é possível colocar todos os dentes em seu devido lugar, deixando espaço para o implante ser colocado corretamente.

bottom of page