A falta de cuidados bucais pode causar problemas cardíacos, você sabia?

O organismo humano funciona como uma orquestra, onde cada órgão cumpre o papel de maneira harmoniosa. E, quando um órgão "desafina", o corpo todo pode ser afetado. Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais dessa região podem oportunamente se proliferar e afetar o funcionamento de nossos órgãos.

Cuidar dos dentes não deve ser apenas questão de estética, mas sim de saúde. Diversas doenças que afetam o organismo todo têm origem na boca. Um exemplo é endocardite bacteriana, uma infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria causadora do problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, ter dentes cariados com exposição pulpar (ou não), problemas gengivais, ou ate mesmo o conjunto de vários destes problemas.

O Instituto Nacional de Cardiologia apresentou estudos que apontam que pessoas com periodontite (inflamação crônica na gengiva), além de ter risco de perder os dentes e de ter cáries, são mais vulneráveis ao infarto, derrame, embolia pulmonar e perda total da visão, entre outras complicações provocadas pela formação de coágulos na corrente sanguínea. Alguns hospitais têm como protocolo só realizar cirurgias cardíacas de quem passar por uma minuciosa avaliação do dentista.

A periodontite pode, inclusive, interferir na ação de medicamentos, como é o caso do anticoagulante para trombose que tem sua eficácia diminuída nessa situação. É importante que em todas as UTIs, clínicas e hospitais públicos ou privados com pacientes internados exijam profissionais de odontologia para os cuidados da saúde bucal do paciente.

Diante disso, não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.