top of page

Mentoplastia: Um novo contorno para o seu rosto

A Mentoplastia é um procedimento cirúrgico em que o paciente é submetido à uma reanatomização do mento. Este procedimento permite que o queixo seja aumentado ou também diminuído.

Como acontece a Mentoplastia?

Através da Mentoplastia é possível corrigir as deformidades do queixo que podem ser sequelas de traumas ou doenças específicas que acometeram o paciente. Mas, para saber se haverá realmente a necessidade de se submeter à cirurgia, será necessário realizar alguns exames preliminares, como é o caso da tomografia que mostrará os detalhes da deformidade.

Este procedimento também ajuda a reduzir drasticamente o famoso “papo” ou “papada” (vide imagem abaixo)

Se você possui dúvidas sobre este tipo de procedimento cirúrgico é só continuar lendo este artigo com atenção para saber o que é a Mentoplastia, e como você também pode se beneficiar deste procedimento.

Quem deve fazer a Mentoplastia?

A mentoplastia é indicada para a correção ou remodelação do queixo do paciente deixando-o mais harmonioso com a estrutura e aparência de sua face, assim como para melhorar o contorno do queixo.

Alguns famosos que realizaram este procedimento foram: Rumer Willis (filha de Demi Moore), Silvestre Stalone, Jennifer Garner e Taylor Swift.

Como é feita a cirurgia de Mentoplastia e quanto custa?

A cirurgia de Mentoplastia é um procedimento seguro, envolvendo poucos riscos ao paciente, e quando é realizada para aumentar o queixo (o mento) dura aproximadamente uma hora, mas quando o intuito é de diminuí-lo poderá durar entre 90 e 120 minutos.

Aplica-se anestesia local (colocação de prótese) e anestesia geral (para os casos de avanço ou retração de osso). O acesso cirúrgico é feito na parte interna da boca para descolar a pele e também acessar a estrutura óssea, para que se possa reposiciona-la e fixa-la. No fim há a acomodação da pele sobre a nova estrutura e os pontos não são removidos, já que os mesmos são feitos internamente e com material absorvível.

Em alguns procedimentos cirúrgicos são utilizados materiais como o politetrafluoroetileno e o silicone rígido.

Este procedimento pode ser realizado isoladamente ou então em conjunto com a lipoaspiração do pescoço (para o problema da papada), a rinoplastia, a bichectomia e o lifting facial.

Os procedimentos de Mentoplastia mais realizados são os seguintes:

  • Cirurgia ortognática: Manipula-se o osso do maxilar e da mandíbula para uma melhor e adequada relação de dentes. Este procedimento modifica a feição da pessoa;

  • Cirurgia com uso de Porex: Usa-se um polietileno para se aumentar o queixo e o material é bem aceito pelo organismo;

  • Cirurgia com uso de prótese de silicone: É o procedimento indicado para quem possui o queixo retraído.

Mentoplastia Preço – Quanto custa?

O preço para a realização da Mentoplastia é muito variável, e somente poderá ser definido considerando-se o planejamento do caso, e definição da técnica e materiais necessários para a realização do procedimento. O procedimento é realizado por um cirurgião bucomaxilofacial.

Pós-operatório e Recuperação da Mentoplastia

É comum as pessoas pensarem que o paciente sofre com dores no período pós-operatório, mas na verdade isso não acontece. O que pode ocorrer é um leve desconforto e inchaço, mas mesmo assim é bem pouco.

Os pontos serão absorvidos, e geralmente o prazo para se retornar a rotina é entre 7 e 10 dias e o resultado final pode ser nitidamente observado após 3 meses, quando as alterações relacionadas ao processo de reparo normalmente se estabilizam. E para uma rápida recuperação é necessário seguir alguns cuidados pós operatórios, que serão informados pelo cirurgião no pré operatório, e reforçados no pós operatório.

Espero que não tenha ficado de queixo caído com este artigo, hehehehe. Aproveite para curtir e compartilha-lo com seus amigos nas redes sociais.

bottom of page