top of page

Você sabe o que é Bichectomia?


O que é a bichectomia

Olá.. Você ouviu falar em bichectomia? Não? Se você está achando que é alguma doença, ou algum distúrbio de personalidade, se enganou feio. Bichectomia é a nova cirurgia queridinha das famosas, e o nome dado à cirurgia vem da necessidade da retirada das bolas de Bichat ou gordura de Bichat.

Esta intervenção cirúrgica é puramente estética e serve para mudar o contorno da face. É indicada para pessoas que estão insatisfeitas com o volume das suas bochechas, achando o rosto muito redondo, o que impede de ter harmonia na face.

Para quem está indicada a bichectomia? Quem pode fazer?

Os principais motivos que levam as pessoas a buscar uma cirurgia plástica para reduzir o tamanho e volume das bochechas são: Insatisfação com volume muito grande das bochechas (“bochechas muito cheias”), Baixa auto estima e insegurança com a aparência do rosto, “Traços” do rosto muito grosseiros e falta de harmonia no rosto, Rosto muito grande ao sorrir, Falta de definição da linha da mandíbula e pescoço, Excesso de “papadas” no rosto e pescoço Rosto com volume aumentado mesmo perdendo peso (“emagreço, emagreço e as bochechas continuam grandes”) e o desejo de uma estética facial mais atraente.

A retirada da gordura das bochechas, faz com que a parte inferior ou baixa do rosto, fique mais fina, delicada e retangular – características típicas de um rosto atraente.

A retirada da Bola de Bichat, causa o que as mulheres chamam de “efeito blush”, ou seja, as “maçãs do rosto” parecem mais proeminentes e rosto mais fino.

Resumindo: a cirurgia busca realçar e afinar o rosto deixando-o mais contornado!

Tenho as “maçãs do rosto” grandes ou já evidentes. A cirurgia de bichectomia é indicada para mim?

Muitos pacientes têm o interesse em fazer a cirurgia de bichectomia para diminuir as bochechas e afinar o rosto. Entretanto, para alguns é fundamental uma avaliação facial completa, para verificar, se a cirurgia poderá trazer os benefícios esperados.

Há duas situações específicas que devem avaliadas:

-Hipertrofia do músculo masseter

O rosto largo pode ser decorrente da hipertrofia do músculo masseter, o responsável pela mastigação. Nesse caso, pode ser feito um tratamento com toxina botulínica (botox) ou com intervenção cirúrgica.

Esse músculo, causa inchaço na parte de trás das bochechas (no angulo da mandíbula) e a bichectomia pode ter um resultado limitado, dependendo da região com a qual o paciente se incomoda.

-“Maçãs do rosto” já proeminentes ou grandes

Nesse caso, não há contraindicação para a bichectomia. A cirurgia não irá aumentar o volume das “maçãs do rosto”, ela apenas causará um efeito visual de realça-lás.

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

A cirurgia plástica que retira gordura das bochechas, é feita através de um pequeno corte na parte interna da boca (não há cicatrizes externas ou perceptíveis).

Através desse corte, é retirado o excesso da gordura de Bichat. A incisão é suturada com dois ou três pontos absorvíveis – não ha necessidade de retirada de pontos.

Quais famosas ou celebridades que já fizeram bichectomia?

Essa pergunta não poderia faltar nesse artigo, afinal de contas, muita gente ainda associa essa cirurgia plástica à pessoas famosas e celebridades, que teriam feito a intervenção.

Esses são alguns exemplos de celebridades conhecidas por terem feito bichectomia: Victoria Beckham, Kim Kardashian, Angelina Jolie e Megan Fox, Madona.

As bochechas podem voltar a crescer e aumentar de tamanho após a bichectomia?

Essa cirugia plástica é bastante procurada por pessoas que emagrecem “tudo o que podem” e continuam com as bochechas grandes.

“Emagreço, emagreço, e as minhas bochechas continuam grandes!”

Ocorre que a gordura de Bichat é a última gordura do organismo a ser absorvida, em casos de perda de peso, ou seja, você pode perder peso (chegando a ficar com o aspecto feio) e as bochechas continuarão volumosas.

A tendência das bochechas de crescerem quando ocorre ganho de peso, diminui muito com o procedimento. Entretanto, em casos de grandes ganhos de peso, elas podem aumentar de tamanho novamente.

(As imagens deste artigo estão disponíveis na internet, e tem apenas cunho ilustrativo)

bottom of page