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O segredo de um belo sorriso


Em todos esses anos ajudando pessoas, recuperando sorrisos, devolvendo prazeres de comer uma grande variedade de alimentos antes evitados, restabelecendo saúde e resgatando a motivação de exibir um belo sorriso, percebemos que a grande maioria das pessoas tratadas já foi ao dentista ao menos uma vez na vida.

E porque será que muitas pessoas ainda estão insatisfeitas com seu sorriso? O que será que as impede de comer com plena satisfação? O que as faz disfarçar seu sorriso? Bom, sabemos que não há uma fórmula pronta ou exata para que o tratamento odontológico tenha sucesso e longevidade, entretanto, há várias particularidades que precisam ser observadas.

Para explicar melhor, gostaria que você refletisse sobre um assunto muito comum em minha prática diária, e para isso, gostaria de saber: De quanto em quanto tempo você costuma ir ao Dentista? E você confia em seu dentista? Guarde a resposta com você, não se preocupe, eu sinceramente desejo apenas que você tenha o seu MELHOR sorriso.

Percebo que, normalmente as pessoas não têm o hábito ou cultura de realizar atividades preventivas quando o assunto é odontologia. Normalmente visitam o dentista quando já percebem que há algo errado, e normalmente quando isso acontece, tende a ser um procedimento que se tratado antes, poderia ter sido evitado, embora que, muitas vezes seja alguma intervenção que já ocorreu e necessite de um novo reparo, e o que mais impressiona é a aparente reação de surpresa da maioria das pessoas com quem isso acontece.

Eu sei que a economia do país é um forte motivo para que as pessoas se preocupem com o valor de seu tratamento, porém não deve ser um fator limitador que impeça as pessoas de realizarem seu tratamento, ou que as faça imaginar que devem ir ao que lhe parece "mais barato", deve-se entender que não há formula mágica que permita vender um “Corolla” pelo preço de um “Voyage”.

Talvez você esteja pensando no que tem a ver o exemplo que eu citei acima. Pois bem, na prática odontológica, onde acima de tudo, a honestidade do profissional deve ser inquestionável (nem sempre o serviço prestado pode ser visto visto), suspeite de promessas “milagrosas”. Isso tem impedido muita gente de sorrir.

E porque eu digo isso? Bem, a razão é que muitas pessoas não entendem que certas diferenças entre valores de tratamento odontológico não acontecem em vão. Ao contrário de um calçado da marca “####”, que pode ser encontrado em várias lojas, e embora possa custar mais ou menos em tal loja, ele continua sendo o mesmo em todas elas, no tratamento odontológico não se pode aplicar esta regra, até porque muitas vertentes são difíceis de mensurar, como formação profissional, materiais utilizados, habilidade e experiência profissional, etc.

Para um tratamento odontológico satisfatório, a primeira etapa é o planejamento, que pode ser feito logo na consulta inicial, e necessitar de avaliação de um segundo profissional, da solicitação de radiografias, tomografias, ou até mesmo exames laboratoriais. Tudo isso torna-se necessário principalmente para exclarecimento de dúvidas, e apresentação da melhor opção de tratamento.

Há muitos aspectos que se podem ser consequentes da falta deste planejamento, iniciando desde falhas no diagnóstico até a incorreta indicação do tratamento.

O domínio das técnicas aplicadas , das propriedades dos materiais utilizados, bem como o planejamento adequado e um correto desempenho clínico por parte do profissional, consistem em fatores essenciais para o sucesso e longevidade dos procedimentos odontológicos. Seja qual for o procedimento odontológico empregado, as devidas orientações quanto às técnicas de higiene bucal e controle adequado da placa bacteriana e retornos preventivos deverão ser oferecidas aos pacientes, sendo esse um dos principais fatores para o sucesso do tratamento. Odontologia é coisa séria, confie sua saúde bucal apenas a profissionais realmente qualificados, que disponham de conhecimento teórico e prático suficiente, para atenderem às suas reais necessidades. Até a próxima, Um abraço, Dr. Luciano Lima.

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