Você sabe quando e porque remover os "dentes do juízo"? Confira a lista de mitos e verdade

Localizados lá no fundinho da boca, eles não passam despercebidos e são alvo de muita polêmica

Os sisos são os últimos dentes a nascer, normalmente entre os 16 e 20 anos de idade, e por esse motivo são popularmente conhecidos como “dentes do juízo”.

Com o aparecimento dos dentes do siso, vêm com eles muitos problemas: geralmente, nessa idade, todos os outros dentes já estão acomodados na boca e, assim, não há espaço suficiente para eles. Eles podem ficar presos no interior da gengiva, entre outros dentes ou no osso, podendo causar inchaço, dor e inflamações. Também é possível que eles erupcionem e empurrem os outros dentes, deslocando-os e causando outros problemas. Os dentes do siso que aparecem apenas parcialmente ou nascem mal posicionados também podem causar apinhamento e outros problemas.

Os dentes do siso tinham como função manter uma mastigação. Eles eram mais necessários porque os dentes permanentes que nasciam a partir dos 6 anos eram perdidos muito cedo pela ação de placas bacterianas e cáries. Hoje em dia, sua função original foi perdida, pois a perda precoce dos dentes é rara devido ao avanço da odontologia.

E normalmente os dentes do siso não passam despercebidos lá no fundinho da boca.

Porém, nem todo mundo precisa retirar os sisos. Apesar de raro, algumas pessoas nascem com os sisos alinhados e sua retirada não é necessária. Porém, é necessário visitar um dentista para saber as condições dos seus sisos e a melhor opção para evitar problemas como o siso permanecer dentro da gengiva e infeccionar, causando complicações sérias.

São comuns as queixas de incômodo e dor. E daí, claro, a famosa cirurgia que atemoriza tanta gente: a retirada dos sisos.

Será que é preciso mesmo extrai-los? Existe uma idade ideal para isso? É preciso esperar o dente nascer para removê-lo? Veja alguns mitos e verdades sobre o dente do juízo:

Mitos e verdades:

#1 Algumas pessoas nascem sem os sisos ou só com alguns deles?

Verdade. Cada vez mais tem sido comum as pessoas nascerem sem os sisos. Pela evolução dos padrões alimentares nos últimos séculos, com comidas mais pastosas e cozidas, o siso se tornou um dente em extinção. Essas pessoas nascem sem o germe do dente, o que faz com que ele não se desenvolva. É uma adaptação do ser humano à evolução da espécie.

#2 Mesmo antes de nascer, o siso está sujeito a cáries?

Mito. Um dente só está sujeito a ação de cáries se exposto, pois é através do acúmulo de placa bacteriana e os ácidos liberados por elas que se formam as cáries. Porém, se o siso estiver com uma pequena parte exposta mas não tiver erupcionado totalmente (semi-incluso) , ele pode sim ter cárie.

#3 Sisos atrapalham o alinhamento de outros dentes?

Verdade. Como nascem depois dos outros dentes e por ter uma força de erupção muito grande, pode fazer com que dentes vizinhos se desalinhem ou apinhem (fiquem uns por cima dos outros). O nascimento dos sisos também pode atrapalhar o tratamento ortodôntico, pois ele dificulta a movimentação dos outros dentes em tratamento com aparelhos ortodônticos.

#4 O siso pode atrapalhar a movimentação da boca, a fala e a respiração?

Mito. O nascimento do dente do siso ou sua erupção completa não interferem na fala nem na respiração. Porém, ele pode atrapalhar o movimento da boca se a gengiva inflamar ao seu redor pela força de erupção.

#5 É normal sentir dor e ter sangramento quando o siso está nascendo?

Depende. Não é comum sentir dor ou sangramento no nascimento dos sisos. Isso só ocorre se há infecção ou inflamação na gengiva onde ele está localizado.

#6 Existe idade ideal para extrair o siso?

Mito: O ideal é retirar os dentes entre os 16 e 18 anos, dependendo do caso, pois é nessa idade que a raiz ainda está com ⅔ da raiz formada, facilitando sua extração. Porém, em outros casos, nessa idade o dente ainda está escondido e sem sinais de querer erupcionar. Nesses casos, é indicado que se remova os sisos antes dos 30 anos. Depois disso,a maturação óssea torna mais difícil retirá-lo e, além da tendência maior para outras doenças que surgem com a idade, como pressão alta e diabetes, que podem atrapalhar a cirurgia.

#7 A extração pode causar perda de sensibilidade na língua e queixo?

Verdade: É necessário realizar a cirurgia com um cirurgião experiente, pois qualquer erro na região pode atingir nervos responsáveis pela sensibilidade. Apesar de não causar paralisia, pode remover a sensibilidade das regiões da língua e do queixo, e pode ser difícil reverter esses danos. O Dr. Luciano Lima é cirurgião bucomaxilofacial e tem muita experiência neste assunto.

#8 É preciso esperar os dentes nascerem para extrai-los?

Mito: Os sisos podem ser retirados mesmo quando não há sinal visível deles na gengiva. Um dentista ou cirurgião bucomaxilofacial saberão dizer, por meio de radiografias panorâmicas, se é necessário ou se essa é a hora de extrair.

#9 Dentes do siso podem conter células-tronco?

Verdade. As células-tronco são aquelas que podem, através da manipulação em laboratório, gerar tecidos e regenerá-los, muito úteis em tratamentos de saúde. Se a pessoa quiser guardar as possíveis células-tronco dos seus dentes do siso, deve contatar uma clínica antes da extração, pois o material é muito delicado e requer cuidado logo na extração para sua preservação. Depois de coletar o dente, é avaliado em laboratório a presença de células-tronco para então criopreservá-las.

#10 Sisos inclusos podem provocar perda óssea?

Raramente. Isso só acontece se o paciente tiver algum problema de inflamação nas gengivas ou algum tipo de infecção crônica. A perda óssea pode ser causada também por cistos ou tumores na região, mas é muito raro que isso aconteça.

#11 Quem já extraiu um siso tem que tirar todos os outros sisos?

Mito. Recomendamos que se retirem os dentes antagonistas, ou seja, se for removido o dente do siso superior esquerdo, deve-se remover o inferior do mesmo lado. Isso porque esse dente tende a ocupar o espaço do dente e crescer até ocupar o espaço, machucando a gengiva oposta.

#12 O siso é um dente mais difícil de extrair do que os outros

Verdade. Por se localizar num local difícil de manipular, a cirurgia é mais complexa do que as outras. Isso também porque pode nascer inclinado ou horizontal, dificultando a remoção. Entretanto, hoje em dia, com os avanços da odontologia, existem técnicas de extração que facilitam mesmo nesses casos e promovem cirurgias tranquilas.

Para saber mais e tirar dúvidas sobre a necessidade da remoção de seus sisos, marque uma avaliação através do 3442-5587 e compareça.

Curtiu estas informações? Você acredita que haja mais alguma dica? Compartilhe sua opinião conosco logo abaixo nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós.

Sorria muito até a próxima dica! Um abraço, Dr. Luciano Lima.

Dr. Luciano Lima é pós graduado em Cirurgia

Bucomaxilofacial e Implantodontia, e atua na Odonto Lima.