top of page

7 dicas para combater a halitose


O mau hálito, ou halitose, é um problema bucal decorrente de uma série de fatores, mas especialistas costumam alertar: cerca de 90% da ocorrência desse incômodo sintoma têm origem na própria boca.

É por isso, inclusive, que é possível se cuidar com algumas ações e cuidados, no dia a dia, que reduzem significativamente a halitose. Assim, além de um sorriso atraente e alinhado, você também conta com refrescância no hálito.

Confira, a seguir, as 7 dicas que separamos para você combater a halitose!

1. Beba mais água

Além dos variados benefícios que o consumo de água traz ao nosso corpo, o combate ao mau hálito pode ser acrescentado a essa lista.

Isso porque uma das causas da halitose está relacionada à boca seca ou à baixa produção de saliva — isso explica, em partes, os motivos daquele gosto desagradável que sentimos, do nosso hálito, pela manhã.

2. Mantenha a higiene bucal em dia

A dica parece óbvia, mas deve ser reforçada constantemente pela sua importância: escovar os dentes corretamente faz com que o acúmulo de bactérias passe bem longe da sua boca.

Lembre-se, portanto: escove os dentes após as principais refeições e não se esqueça de criar o hábito de utilizar o fio dental também.

3. Balanceie o cardápio diário

O mau hálito pode ser reforçado, também, pela ausência de carboidratos no dia a dia — algo bastante comum para quem aposta em dietas mais agressivas.

Por isso, aposte em uma dieta mais balanceada e, inclusive, que conta com alimentos capazes de ajudar na “esfoliação dos dentes”, como maçãs, pepinos e cenouras.

Ter um sorriso perfeito depende bastante dos seus esforços diários, nesse sentido!

4. Cheque outras fontes

Anteriormente, dissemos que cerca de 90% dos casos de halitose têm origem na própria boca. No entanto, os outros 10% se concentram mais embaixo. Mais especificamente, no estômago ou mesmo no esôfago.

Caso as ocorrências não se resolvam com um primeiro contato com o dentista, convém uma visita ao gastroenterologista, para um diagnóstico mais amplo.

5. Evite certos tipos de alimentos

Já falamos sobre os alimentos que fazem mal aos dentes, mas, aqui, vale o reforço: chicletes e café, por exemplo, são dois inimigos do seu hálito.

O primeiro porque cria uma camada, sobre a língua, capaz de dificultar a oxigenação dela. Já os chicletes, pelo acúmulo de açúcar que se concentra entre os dentes, facilitando a proliferação de bactérias no interior da boca.

6. Intercale a bebida alcoólica com água

Enquanto a bebida alcoólica é ingerida, é comum que a produção de saliva seja reduzida sensivelmente, o que resseca a boca e, consequentemente, convida o mau hálito a se instalar.

Por isso, intercalar os brindes com um copo d’água só traz benefícios a você. Experimente!

7. Respire melhor

Você tem o hábito de respirar pela boca?

Pois saiba que a prática causar, também, ressecamento, o que evolui para um quadro de descamação de células da mucosa bucal.

Quando perceber que você deixou de inspirar e expirar pelo nariz, corrija o hábito.

Agora é com você

Leve esses hábitos práticos, para o seu dia a dia, e conviva com um hálito muito mais refrescante, e por muito mais tempo!

 

Curtiu estas informações? Você acredita que haja mais alguma dica? Compartilhe sua opinião conosco logo abaixo nos comentários! Sua opinião é muito importante para nós.

Sorria muito até a próxima dica! Um abraço, Dr. Luciano Lima.

Dr. Luciano Lima é pós graduado em Cirurgia

Bucomaxilofacial e Implantodontia, e atua na Odonto Lima.

bottom of page